in , , , ,

AmeiAmei

Qual o Problema da Marvel Após Vingadores Ultimato?

She-Hulk é outra produção que está sendo bastante questionada

O universo expandido da Marvel tanto nos cinemas e quanto em suas séries passa por um momento bastante turbulento por parte do público e crítica.

Desde Vingadores Ultimato, que foi o grande momento nos cinemas, suas produções seguintes não alcançaram grande aprovação. Mas afinal, o que pode estar acontecendo com o MCU comandado por Kevin Feige?

Fase 1

Crítica | Os Vingadores - Plano Crítico

A primeira fase da Marvel nos cinemas começou em 2008 com Homem de Ferro, um personagem inteiramente desconhecido que tinha uma missão: tentar estabelecer um novo universo de filmes de heróis e para isso contaram com um grande trunfo chamado Robert Downey Jr.

O projeto em si poderia ter terminado naquele momento, mas graças a uma boa história de origem e o carisma do protagonista rendeu no mundo todo U$ 585 milhões. Um valor até pequeno comparado as bilheterias que o MCU faz atualmente, mas para um primeiro projeto estava excelente. Lembrando que no mesmo ano tivemos o grande sucesso de Batman: O cavaleiro das trevas que chegou a 1 bilhão de dólares.

O grande intuito dessa fase 1 era levar ao seu objetivo principal: o longa dos Vingadores. E para isso, tivemos um total de 6 filmes, que foram do ano de 2008 até 2012. Alguns deles não foram tão bem assim, como foi o caso do primeiro filme de Thor em 2011, mas que serviram para introduzir esse universo até um dos maiores sucessos do MCU que foi reunir em um grande crossover todos esses heróis para enfrentar o vilão Loki.

Para culminar, a cena pós crédito apresentou Thanos pela primeira vez, o que aumentou a expectativa para a fase seguinte.

Fase 2

Filme "Os Vingadores 2: A Era de Ultron" chega aos cinemas de Cuiabá nesta  quinta-feira :: Olhar Conceito

A fase 2 teve como objetivo estabelecer a nova ameaça chamada Thanos e apresentar as jóias do infinito em alguns de seus filmes.

Tal fase teve um total de 6 filmes, que foram do ano de 2013 até 2015, um tempo bem menor comparado com a fase 1.

As jóias do infinito foram apresentadas nos filmes Thor: O mundo sombrio e Guardiões da galáxia, onde vimos mais sobre Thanos e passamos a ver a ameaça que ele se tornaria. Mas antes de enfrentá-los, os Vingadores tiveram que passar pela Era de Ultron.

Ou seja, essa fase apresentou novos personagens como: Wanda, os Guardiões e Homem-Formiga e revelou mais sobre Thanos.

Fase 3

Vingadores | Piticas lança chinelos inspirados em personagens da Marvel -  PlayReplay

A fase 3 chegou com um número bem maior de filmes, com um total de 11 filmes e era o grande ápice da saga do infinito, onde os Vingadores finalmente iriam enfrentar Thanos. Tal fase durou entre 2016 e 2019.

Além de apresentar mais personagens, como Doutor Estranho, Pantera Negra e Homem-Aranha. A fase 3 se tornou a mais impactante pelo seu grande fechamento que foi Ultimato em 2019, que era até então a maior bilheteria da história do cinema, sendo superado novamente por Avatar que foi relançado na China.

O filme fechou tudo que havia deixado em aberto e foi o primeiro que não teve nenhuma cena pós-créditos ao seu final, ou seja, a Marvel havia concluído todas as suas histórias naquele momento.

Fase 4 e seu grave problema

RapaduraCast 716 - Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Cinema com  Rapadura

Chegamos a fase 4 e com uma novidade que pode ter influenciado para torná-la a menos avaliada por público e crítica até o momento: o seu grande número de séries.

O Disney Plus chegou e decidiu ainda mais expandir esse universo com suas produções no streaming, começando com WandaVision em 2021.

Oficialmente juntamente filmes e séries, a fase 4 teria um total de 24 produções, que durariam entre 2021 e 2024. Um tempo muito curto para um excesso de filmes e séries. Esse talvez seja o grande diferencial em questão de qualidade tanto em roteiro e quanto em efeitos visuais.

A pressa em ter que produzir tudo, é um mal que deve estar assolando a mente de Kevin Feige, várias produções sofrem com histórias rasas, como são os casos de Doutor Estranho, Viúva Negra, Cavaleiro da Lua, entre outros, e outras com suas questões visuais muito inferiores ao que já estávamos acostumados, como é caso de She-Hulk.

O tempo para produzir algo com muita qualidade está afetando essa nova fase que tem como intuito apresentar em cada filmes mais personagens que serão explorados melhor em uma fase 5, como é o caso de Shang-Chi, Eternos, a nova Viúva Negra, Kate Bishop, entre outros.

Tal fase é similar a fase 1 onde serviu como uma grande introdução em direção ao um novo inimigo que até então não foi revelado( pode ser Kang ou um Galactus ainda não sabemos).

Ou seja, as séries em excesso podem ser o mal que a Marvel ainda não conseguiu conciliar para essa fase. O ideal seria reduzir essas produções e focar muito mais nos filmes. O que a Marvel irá fazer em seu futuro ainda não sabemos, mas logicamente ela está analisando tudo isso e a recepção de suas produção( especialmente as séries) para tomar medidas mais urgentes na próxima fase.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.