Shazam
Imagem do personagem Shazam nos quadrinhos e nos filmes.
in ,

SHAZAM! A Verdadeira História do Super-Herói

Billy Batson (Shazam) era um garoto órfão e problemático que nunca se mantinha por muito tempo com a mesma família. Essa mesma situação acontecia nas escolas que passava, sempre arrumando confusões que faziam com que fosse expulso.

Com esse histórico tão ruim, ficaria difícil acreditar que ele poderia ser adotado novamente.

No entanto, isso aconteceu. Foi adotado pela família Vasquez da Filadélfia. Ao conhecer sua nova família, descobre que agora possui vários irmãos, todos eles também adotados. Contudo, isso não sensibiliza Billy em nada, que já começa a planejar a fuga daquela casa.

Saiba o significado de Shazam e mais:

shazam
Comparação do FIlme Shazam com os Quadrinhos Shazam

Qual a origem de Shazam?

Antes de começar seu plano de fuga em prática, Billy descobre que seus irmãos são o alvo recorrente de encrenqueiros na escola. O garoto imediatamente toma o lado de sua nova família e compra a briga de seus irmãos. Isso faz com que vá para diretoria, mas conseguiu com isso um sentimento afetivo dos irmãos.

Essa era a situação da vida de Billy quando, de repete, ao entrar no metrô, foi magicamente transportado para outro lugar. Foi parar na ROCHA DA ETERNIDADE, o lar de um milenar mago, que há muitos anos buscava desesperadamente alguém perfeitamente bom para transformar em seu campeão.

os-irmãos-shazam
Imagens dos Irmãos do Shazam nos Quadrinhos

 

Billy era um candidato e teve sua alma analisada pelo Mago, mas, ao ser constatado que não era perfeitamente bom, argumentou que não existia ninguém assim e que o Mago jamais encontraria seu campeão.

O Mago percebeu a sabedoria nas palavras de Billy e olhou novamente na alma do garoto.

No entanto, buscava em Billy o potencial para se tornar grandioso e viu todos os atos de bondade que o garoto já havia feito. Ficou convencido e concedeu superpoderes a Billy, que poderia utilizá-los sempre que dissesse SHAZAM!

Ao falar tal palavra mágica, Billy é atingido por um raio que o transforma em um homem adulto vestido de vermelho com o emblema de um raio e capa branca.

Evolução do super-herói durante os anos

Ao longo dos anos, desde sua criação, este super-herói foi o alvo de várias disputas judiciárias. A primeira delas foi contra a DC Comics, poi nem sempre foi publicado por essa empresa. Em 1939, com a popularidade de personagens como Superman e Batman, a Fawcett Publications decidiu abrir sua própria linha editorial de quadrinhos. Contrataram o escritor Bill Parker e juntos criaram o super-herói Capitão Marvel. Sim, esse era o nome original do personagem e Shazam era apenas a palavra máfica que dizia para se transformar.

O Capitão Marvel foi um sucesso de vendas e, por certo tempo, ultrapassou Superman em popularidade.

Sendo assim, a DC não veria essa concorrência com bons olhos e processou a Fawcett, alegando violação de direitos autorias, pois Capitão Marvel teria sido baseado em Superman.

O caso foi a tribunal várias vezes e durou muitos anos. Em 1953, já no fim das disputas judiciais, as histórias de Capitão Marvel já não eram mais tão populares, e a Fawcett concordou em encerrar definitivamente as publicações.

shazam
Imagem Shazam Comics

Nos anos 70, quando quadrinhos de super-heróis voltaram a ser populares, a DC Comics procurava novos títulos para publicar.

Foi nessa época que a companhia comprou os direitos de Capitão Marvel.

No entanto, o título do quadrinho teve que ser mudado para Shazam, pois a Marvel já havia se apropriado do nome Capitão Marvel para um de seus personagens. Mesmo com a mudança do nome de sus histórias, o personagem continuou a ser chamado de Capitão Marvel por vários anos.

Foi apenas com o reboot da DC para os Novos 52, que o super-herói deixou de ser chamado de Capitão Marvel e passou a ser conhecido apenas como Shazam.

Créditos deste texto para a página do Instagram @allnerdss

O que significa SHAZAM?

“Shazam” representa seis deuses imortais que dão ao herói os poderes. Os nomes dos deuses são: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio.

Portanto, quando Billy Batson diz essa palavra SHAZAM, ele é transformado em Shazam possuindo diversos poderes para combater o mal.

 

Deixe uma resposta