in , ,

STAR WARS | TUDO SOBRE A SAGA

No próximo dia 19 de dezembro estréia nos cinemas de todo o mundo, Star wars: A ascensão Skywalker, a nona parte de uma das maiores sagas de todos os tempos. Mas para entender um pouco melhor para você que quer se aventurar pela primeira vez no eterno combate do lado negro e a resistência, vamos relembrar alguns fatos, curiosidades, e tudo que cerca a mitologia de Star Wars.

A ORIGEM DE STAR WARS

Em 1973, o diretor George Lucas resolveu investir em uma produção um pouco maior de orçamento, mas acabou desistindo em sua primeira tentativa que era um remake de Flash Gordon. Então, ele decidiu escrever o próprio roteiro desse seu próximo filme, chamado primeiramente de “Diário dos Whillis”, com um roteiro inteiramente confuso que fez com que Lucas reescrevesse e finalmente chegasse no que conhecemos hoje como Star Wars. Mas no início, nada era daquilo que conhecemos atualmente.

NEM TUDO ERA COMO HOJE

O protagonista chamado Luke StarKiller por exemplo, foi mudado para Luke Skywalker e toda a história que envolvia o combate entre O lado escuro e a resistência foi rejeitada inúmeras vezes até que Alan Ladd Jr., chefe da 20th Century Fox, aceitou a idéia, dando assim sinal verde para o início da produção, o orçamento seria de 8 milhões de dólares, mas George Lucas convenceu o estúdio a liberar 11 milhões, surgindo boatos que a produção seria interrompida pelo alto custo. Nem a própria produção do filme acreditava que essa idéia ousada daria certo. Mas o que não se esperava aconteceu.

O filme foi um mega sucesso, atraindo um público e bilheteria que nem George Lucas poderia imaginar. A princípio, o diretor via que a história seria muito ampla para apenas um filme, então sempre tinha a ideia de iniciar uma saga, logicamente caso o primeiro filme fosse bem aceito.

Uma nova esperança, lançado nos cinemas em 1977 mostrava a jornada de Luke Skywalker ao lado de Obi Wan Kenobi, que revela que o pai do garoto já foi um jedi e que ele mesmo o havia treinado. Jedis  são guardiões do lado bom da força e possuem  poderes especiais, que podiam tocar com a força e afastar o lado negro. Esse lado que são representados pelos Sith, o lado mais obscuro, onde o pai de Luke, conhecido como Anakin ou como Darth Vader foi levado.

Luke precisa seguir Kenobi com o propósito de também se tornar um jedi e assim salvar a Princesa Leia que foi levada pelo Império. Assim, eles contratam o contrabandista Han Solo e seu parceiro Chewbacca e vão juntos a bordo da clássica nave conhecida como Millenium Falcom.

Provavelmente todos esse nomes não são estranhos para até mesmo quem nunca viu nenhum filme da saga.

O império tem uma arma que pretende destruir quem os ameaçar conhecida como a Estrela da morte, tal arma precisa ser detida a qualquer custo para a salvação da galáxia. O primeiro filme foi uma produção estressante para George Lucas, tanto que as duas sequencias que viriam, ele assumiu apenas a produção, deixando a direção para Irvin Kershner e Richard Marquand com os filmes conhecidos como O império contra ataca lançado em 1980 e O retorno de Jedi que teve sua estréia em 1983, mostrando o desfecho de todo esse embate que se iniciou em Uma nova esperança.

UMA NOVA JORNADA CHEGA EM STAR WARS

Com o fim da trilogia conhecida como a clássica, o universo de Star Wars foi a cada ano se expandindo ainda mais, seja com livros, games e hqs, toda a mitologia foi ganhando novas gerações e diante disso, na década de 90, George Lucas veio com a idéia de trazer novamente Star Wars para os cinemas, mas dessa vez ele queria algo diferente, mostrar os eventos anteriores aos filmes já lançados. Então, em 1999 estreou A ameaça fantasma, que a partir desse momento foi conhecido como Episódio 1 e dessa forma, uma nova ordem de filmes foi sendo remontada. Em 2002, estreou Episódio 2- O ataque dos clones e em, 2005 o Episódio 3- A vingança dos Sith, filmes conhecidos como a trilogia prequel.

A origem de Darth Vader e a ascenção do império junto com a adição de novos personagens não foi tão bem aceita pelo público e crítica em geral, mas serviu para trazer uma nova legião de fãs para a franquia.

Os anos foram passando e assim como no fechamento da primeira saga, o universo expandido só cresceu, agora com a chegada de animações como The Clone Wars e Rebels, ficou no ar se a saga retornaria e de que forma ela seria tratada. Então, aconteceu algo que mudou a franquia para sempre: A compra de todos os direitos pelos Estúdios Disney, que imediatamente já providenciaram novos filmes e uma nova história puxando a saga original.

UMA NOVA FORÇA SOMBRIA CHEGOU

Então em 2015, estreou nos cinemas o conhecido como Episódio 7- O despertar da força, que mostrava que com a  queda  do Império uma nova força sombria surgiu : a Primeira Ordem. Eles procuram o jedi Luke Skywalker, desaparecido. A resistência tenta desesperadamente encontrá-lo antes para salvar a galáxia. O despertar da força se tornou a quarta maior bilheteria de todos os tempos. E estabeleceu mais uma saga focada nos personagens Rey, Finn e Poe Dameron, além da volta dos personagens da primeira trilogia e o surgimento de um novo vilão: Kylo Ren.

Em 2017, o Episódio 8- Os últimos Jedi mostrava a tranquila e solitária vida de Luke Skywalker que sofre uma intensa reviravolta quando ele conhece Rey que mostra fortes sinais da Força. Ele passa a treiná-la para salvar a resistência de mais um ataque da primeira ordem. Nesse tempo, tivemos o primeiro spin-off da franquia, lançado um ano antes, Rogue One- Uma história Star Wars, mostrando a jornada da aliança rebelde para conseguir os planos da estrela da morte do primeiro filme. Uma aposta ousada da Disney, trazendo um novo estilo de filme se conectando com a trilogia clássica, e novamente, foi um grande sucesso de bilheteria.

MAS A DISNEY FRACASSOU EM HAN SOLO

Mas a Disney também sofreu com seu primeiro fracasso, outro spin- off chamado Han Solo, lançado em 2018, o fez repensar sobre os filmes que seguem outra linha ao mesmo tempo em que lançam seus filmes na linha atual. E finalmente, com outro marco da Disney, o surgimento do novo serviço de streaming Disney Plus, o universo de Star Wars continuará se expandindo com a série que já foi lançada O Mandaloriano e a futura série de Obi Wan Kenobi, novamente interpretado pelo ator Ewan McGregor. E chegando em 2019, para o fim desse grande ciclo com o Episódio 9- A ascensão Skywalker.

A franquia Star Wars trouxe não apenas grandes filmes, histórias ou personagens mas também um enorme legado que passa de geração em geração. Pais passando para filhos e uma sensação de que nunca terá um fim. Algo que ultrapassa apenas o cinema, é um marco da cultura pop que continuará por uma galáxia, muito, muito distante.

 

Deixe uma resposta