in ,

Crítica DUNA | Impressiona por sua GRANDEZA na Produção e Efeitos

duna-imagem-barão

Antes de tudo, vale lembrar que Duna é baseado no livro de mesmo nome e até mesmo já teve um filme lançado no ano de 1984. Uma história que para muitos pode ser complexa pela quantidade de personagens importantes, sejam pelo aspecto politico ou pelo aspecto heroico.

O filme Duna 2021 trouxe alguns momentos muito parecidas com o primeiro título (não poderia ser diferente), isso para quem assistiu o filme Duna de 1984 ficará empolgado em ver a evolução dos efeitos nessas cenas ‘remake’.

No entanto, em minha opinião a história mesmo sendo a mesma, é retratada de forma mais fácil de entender no filme atual.

Sobre o Filme Duna (2021)

Duna (Dune, EUA, 2021 – Warner) com certeza foi um dos lançamentos mais esperados deste ano, com muitos fãs do primeiro longa e também dos livros.

Além disso, muitos acreditam que esse foi o inicio para largada de outros filmes de ficção cientifica do aspecto espacial, como Star Wars.

Duna Paul Atreides
Imagem: Paul Atreides e Lady Jessica

Antes de tudo já sabemos que se trata da primeira parte da história, uma introdução aos personagens principais e aos eventos catastróficos causados pela disputado do poder e da ‘ESPECIARIA’.

A história acompanha Paul Atreides (Chalamet), um jovem que é o futuro herdeiro ao trono do planeta Atreides. Sabemos que ele nasceu para governar, porém, no decorrer percebemos que ele é muito mais que um herdeiro, uma força especial e até então desconhecida, vem sendo descoberta aos poucos.

Força essa que sua mãe teve um papel importante, gerando um drama na família, já que ela escondeu isso por anos, e agora o jovem Paul deverá desenvolve-la em plena batalha.

Sobre os Aspectos Gerais

Desde o inicio o que mais chama atenção é a grandeza nos elementos visuais, como exemplo os planetas, naves e impérios.

O Barão, que é o principal vilão desta trama é bem desenvolvido e consegue transparecer o potencial de poder militar de seu império. Além disso, vemos como ele é imprevisível e calculista, com aspecto tenebroso e obscuro.

Toda a produção de efeitos visuais, roteiro e elenco, fez com que o espectador não tirasse o olho de nenhum detalhe da telona.

No entanto, apesar disso, existem sim momentos em que são mais lentos e dramáticos. Uma batalha principal é o ápice do filme. Portanto, se você espera ver guerra interestelar, com naves voando e atacando milhares de outras naves, não será isso que verá, mas sim cenários e momentos grandiosos que levam o espectador a observar mais e interpretar os momentos.

duna-elenco

O elenco de Duna foi muito bem escolhido, com: Jason MomoaOscar IsaacRebecca FergusonStellan SkarsgårdJavier BardemDave BautistaJosh Brolin e David Dastmalchian.

A origem da Especiaria

duna-plano-critico-livro
Imagem: Verme em Duna

Outro elemento importante na trama é a especiaria. Produzida exclusivamente no planeta Arrakis, devido as condições locais e fungos das trutas que eram expelidos.

É lá que vivem os vermes gigantes da areia. Quando morriam, as trutas da areia se misturavam com água formando um tipo de massa pré-especiaria, que eram despejados no deserto reiniciando o ciclo da criação de especiaria.

É um dos elementos mais raros e mais valiosos de todo universo, fazendo com que o império e outros lideres queiram armazená-la para ter ainda mais poder e força.

Duna vai ter continuação?

O longa tem duas horas e meia de duração e em alguns momentos parece se estender para provocar o espectador deixando curioso e questionando sobre ações do futuro, que serão reveladas na parte 2.

Nota: 08/10

Spoiler Duna:

A ascensão do Barão esta em andamento, com a tomada do poder do planeta Arrakis, agora ele tem toda a especiaria para minerar. Resta sabermos se Paul conseguira unir forças para impedir que uma guerra interplanetária ocorra entre os mais poderosos.

Trailer do Filme Duna

Duna (Dune, EUA, 2021 – Warner) estreia em 21 de outubro nos cinemas brasileiros.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Filmes da DC e Marvel que VOCÊ PRECISA ASSISTIR em 2022

Crítica Chucky Episódio 2- Ensaio Para a Volta de Glen/ Glenda