Cordyceps
Imagem Ilustrativa de Zumbis The Last Of Us
in ,

Cordyceps | O fungo causador da praga em The Last Of Us

O que Ă© Cordyceps?

O Cordyceps é um tipo de fungo parasitårio que existe no nosso mundo. Com mais de 400 espécies diferentes, cada um deles se desenvolve em insetos e artrópodes diferentes, não tendo sido encontrado nenhum que afete o homem. No entanto, o Cordyceps é usado em pesquisas contra o cùncer e auxilia pessoas com baixa imunidade, bronquite e outras doenças.

Sabemos que no universo de The Last Of Us, a infecção cerebral causada pelo Cordyceps  começou em setembro de 2013. Essa infecção começou nos Estados Unios e em poucos meses 60% da população do mundo jå havia morrido ou jå contaminada pelo fungo.

Como o fungo Cordyceps se desenvolveu?

Esse fungo se desenvolve no cérebro do hospedeiro que ainda estå vivo. Além disso, existem estågios da infecção no hospedeiro.

fungo the last of us
Evolução do fungo Cordyceps em The Last Of Us
  • O primeiro estĂĄgio se inicia dois dias apĂłs o contato com o fungo. ApĂłs algumas erupçÔes cutĂąneas, o portador perde as principais funçÔes cerebrais. Ou seja, agora essa pessoa passou a ser uma criatura extremamente agressiva, sem noção de sua humanidade.
  • ApĂłs duas semanas, a vitima agora passa para o estĂĄgio 2. Nesse momento, ela perde progressivamente a visĂŁo a medida com que o vĂ­rus começa a corromper o cĂłrtex visual.
  • O terceiro estĂĄgio sĂł Ă© alcançado um ano apĂłs a infecção pelo Cordyceps. Nesse estĂĄgio o hospedeiro fica com o rosto dilacerado e totalmente cego. Assim como os morcegos e golfinhos utilizam a ecolocalização para se guiar, os Clicker (Estaladores) tambĂ©m tem uma espĂ©cie de ecolocalização bem rudimentar. SĂŁo raros os caos que sobrevivem dez anos infectados. No entanto, se isso ocorre, ele evoluirĂĄ para o quarto estĂĄgio.
  • No quarto estĂĄgio os fungos concentrados no hospedeiro ficam enrijecidos que viram uma armadura.

Quando finalmente o fungo mata sua vítima, o corpo desenvolve projeçÔes parecendo caules e começam a dispersar esporos. Além da inalação dos esporos, não havendo infecção pela pele, os hospedeiros podem infectar novas vítimas através de sua saliva ao morde-las.

Aparentemente, o Cordyceps terĂĄ dificuldades em se espalhar em ambientes amplos, sendo assim, guia os hospedeiros para ambientes fechados.

A evolução constante do fungo Cordyceps

Cordyceps The Last Of Us
Imagem da evolução do Cordyceps The Last Of Us

Mesmo apĂłs seu Ășltimo estĂĄgio, o hospedeiro pode se tornar uma fonte de esporos ao morrer em qualquer um dos estĂĄgios mencionados, pois o fungo faz dele uma fonte de esporos se perceber que o fim do hospedeiro estĂĄ prĂłximo.

Existe cura contra o fungo Cordyceps?

Como estamos voltados para o universo de The Last Of Us, a Ășnica pessoa infectada pelo Cordyceps que nĂŁo desenvolveu sintomas foi a jovem Ellie. Infelizmente, por ser um fungo que ataca diretamente o cĂ©rebro, qualquer tentativa de desenvolver uma cura, levaria a jovem ao Ăłbito para se estudar o funcionamento do fungo em seu cĂłrtex cerebral.

Os Vagalumes, grupo revolucionårio contrårio aos militares, busca incessantemente uma cura para a doença enquanto tentam sobreviver as investidas militares para acabar com grupos armados independentes. Sua busca por uma cura seguiu por diversos anos, com a líder Marlene quase conseguindo ao encontrar Ellie, mas acabou impedida por Joel.

ellie the last of us
Imagem da cena do trailer de The Last Of Us 2 Ellie

Fonte de Pesquisa: Nerdolooucos

Deixe uma resposta