in ,

AmeiAmei

Cordyceps | O fungo causador da praga em The Last Of Us

Cordyceps
Imagem Ilustrativa de Zumbis The Last Of Us

O que é Cordyceps?

O Cordyceps é um tipo de fungo parasitário que existe no nosso mundo. Com mais de 400 espécies diferentes, cada um deles se desenvolve em insetos e artrópodes diferentes, não tendo sido encontrado nenhum que afete o homem. No entanto, o Cordyceps é usado em pesquisas contra o câncer e auxilia pessoas com baixa imunidade, bronquite e outras doenças.

Sabemos que no universo de The Last Of Us, a infecção cerebral causada pelo Cordyceps  começou em setembro de 2013. Essa infecção começou nos Estados Unios e em poucos meses 60% da população do mundo já havia morrido ou já contaminada pelo fungo.

Como o fungo Cordyceps se desenvolveu?

Esse fungo se desenvolve no cérebro do hospedeiro que ainda está vivo. Além disso, existem estágios da infecção no hospedeiro.

fungo the last of us
Evolução do fungo Cordyceps em The Last Of Us
  • O primeiro estágio se inicia dois dias após o contato com o fungo. Após algumas erupções cutâneas, o portador perde as principais funções cerebrais. Ou seja, agora essa pessoa passou a ser uma criatura extremamente agressiva, sem noção de sua humanidade.
  • Após duas semanas, a vitima agora passa para o estágio 2. Nesse momento, ela perde progressivamente a visão a medida com que o vírus começa a corromper o córtex visual.
  • O terceiro estágio só é alcançado um ano após a infecção pelo Cordyceps. Nesse estágio o hospedeiro fica com o rosto dilacerado e totalmente cego. Assim como os morcegos e golfinhos utilizam a ecolocalização para se guiar, os Clicker (Estaladores) também tem uma espécie de ecolocalização bem rudimentar. São raros os caos que sobrevivem dez anos infectados. No entanto, se isso ocorre, ele evoluirá para o quarto estágio.
  • No quarto estágio os fungos concentrados no hospedeiro ficam enrijecidos que viram uma armadura.

Quando finalmente o fungo mata sua vítima, o corpo desenvolve projeções parecendo caules e começam a dispersar esporos. Além da inalação dos esporos, não havendo infecção pela pele, os hospedeiros podem infectar novas vítimas através de sua saliva ao morde-las.

Aparentemente, o Cordyceps terá dificuldades em se espalhar em ambientes amplos, sendo assim, guia os hospedeiros para ambientes fechados.

A evolução constante do fungo Cordyceps

Cordyceps The Last Of Us
Imagem da evolução do Cordyceps The Last Of Us

Mesmo após seu último estágio, o hospedeiro pode se tornar uma fonte de esporos ao morrer em qualquer um dos estágios mencionados, pois o fungo faz dele uma fonte de esporos se perceber que o fim do hospedeiro está próximo.

Existe cura contra o fungo Cordyceps?

Como estamos voltados para o universo de The Last Of Us, a única pessoa infectada pelo Cordyceps que não desenvolveu sintomas foi a jovem Ellie. Infelizmente, por ser um fungo que ataca diretamente o cérebro, qualquer tentativa de desenvolver uma cura, levaria a jovem ao óbito para se estudar o funcionamento do fungo em seu córtex cerebral.

Os Vagalumes, grupo revolucionário contrário aos militares, busca incessantemente uma cura para a doença enquanto tentam sobreviver as investidas militares para acabar com grupos armados independentes. Sua busca por uma cura seguiu por diversos anos, com a líder Marlene quase conseguindo ao encontrar Ellie, mas acabou impedida por Joel.

ellie the last of us
Imagem da cena do trailer de The Last Of Us 2 Ellie

Fonte de Pesquisa: Nerdolooucos

Written by Jota

Criador de conteúdo para redes sociais, editor profissional de vídeos e amo filmes de animação.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *