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Mercado dos games no Brasil se transforma e busca maior engajamento com o público

Uma mudança que era impossível sem o avanço da internet, que hoje possibilita tudo isso.

mercado de games no brasil

A vida útil de um jogo eletrônico está ficando cada vez maior, e basta ver o sucesso eterno de Grand Theft Auto V com os fãs da franquia. Essa é apenas uma das várias mudanças que esse mercado tem sofrido, sempre em busca de mais lucro e também de um engajamento maior com o público. A ideia de que um lançamento faz sucesso por apenas um ano está acabando, e os jogos estão começando a oferecer experiências mais duradouras aos jogadores. Além disso, o foco nas competições de eSports por algumas desenvolvedoras também causa impacto.

Lançado em 2013 pela tradicional Rockstar Games, o GTA V pode ser usado como exemplo da mudança no mercado gamer. Enquanto as edições anteriores foram separadas por no máximo cinco anos, o jogo mais atual está prestes a completar nove anos nas prateleiras e lojas digitais. O segredo desse sucesso não está apenas na qualidade do jogo, mas também na forma de pensar da desenvolvedora. A chegada do Grand Theft Auto Online, que veio com a quinta edição, acabou gerando mais lucro que os games anteriores.

Segundo informações oficiais da empresa Take-Two, esses dois jogos foram responsáveis por uma receita de quase US$ 1 bilhão até o momento. Além da venda direta, o modo Online também possui compras digitais e isso é algo que gera muito lucro. Assim, a Rockstar deixou de focar na criação de um novo game para atualizar constantemente o GTA Online. Uma tática que pode parecer diferente, mas que está na moda no mercado gamer. Essa ideia de aumentar a vida útil dos jogos eletrônicos está apenas começando, e deve crescer no futuro.

Ou seja, isso não acontece apenas com a franquia GTA, mas com tudo que envolve os games. No cenário dos eSports, por exemplo, os torneios que possuem mais audiência são de jogos mais antigos. É o caso de Counter-Strike, League of Legends, Dota 2 e até mesmo Warcraft. As desenvolvedoras aprenderam que vale mais a pena atualizar o produto do que apenas ficar lançando novos anualmente. Uma mudança que era impossível sem o avanço da internet, que hoje possibilita tudo isso.

Mais engajamento

Contudo, conseguir prender os jogadores apenas com atualizações não é nada fácil, pois lançamentos costumam chamar mais a atenção. As desenvolvedoras conseguiram fazer isso aumentando o engajamento com o público, fazendo com que as pessoas participem mais do amadurecimento dos games. No popular Free Fire, por exemplo, é comum ver artistas e celebridades ganhando avatares no jogo para agradar o público. Essa interação é essencial para mudar a forma de pensar dos jogadores mais antigos.

Essas e outras mudanças foram alvos de uma reportagem da Betway, site de e-sports bets, para explicar melhor o mercado dos games no Brasil. O artigo mostra que várias mudanças foram realizadas nos últimos anos, mas que o setor foi um dos últimos dos grandes segmentos que entrou nessa ideia de oferecer um serviço e não apenas um produto. Se antes um jogo era uma experiência de varejo e totalmente descartável, agora é algo inacabável com as atualizações. É uma mudança esperada, mas que causa grande impacto na vida das pessoas, principalmente nos fanáticos por games.

O antigo diretor de marketing da Microsoft Brasil, Guilherme Camargo, comentou em entrevista à Betway Insider que os smartphones foram responsáveis por consolidar essa tendência de serviço nos games. A ideia de apenas vender um produto acabou, e o foco da indústria agora é em atrair o consumidor e depois retê-lo. Isso é algo que pode ser visto facilmente nas lojas virtuais da Apple e da Google, as líderes no mercado de aplicativos e games para celular.

Foco nos eSports

Além dessa ideia de transformar os games em serviços, algumas desenvolvedoras viram no universo dos eSports uma forma de lucrar e ganhar mercado. Um bom exemplo é o jogo Valorant da Riot Games. Ele foi lançado em 2020 com foco total nas competições de jogos eletrônicos, e sem qualquer custo aos fãs. A ideia foi criar algo com foco nos eSports, como um serviço voltado para esse cenário profissional. Uma ideia que está ficando cada vez mais comum.

O mercado dos games está mudando, e a forma que todo mundo vê um jogo é completamente diferente de anos atrás. Isso é algo normal, e deve continuar pelos próximos anos. As desenvolvedoras agora oferecem serviços, e não mais um produto 100% descartável.

Written by Jota

Criador de conteúdo para redes sociais, editor profissional de vídeos e amo filmes de animação.

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