Cara Gente Branca 4 temporada
in ,

Cara Gente Branca 4 Temporada na Netflix e Filme no Star+

A 4° temporada de Cara Gente Branca chegou na Netflix. A série também tem um longa metragem que está disponível em outro streaming, o Star+. Mas muitos fãs têm preferido o filme de 2014 ao encerramento do seriado.

Desde o seu lançamento em 2017 a série atraiu a atenção do público por tocar em assuntos pertinentes de forma ousada e inteligente. Tendo a crítica ao racismo – escancarado e estrutural – como principal premissa, a série abordou temas essenciais para a juventude atual.

Relembre A Trama Da Série

Ambientada na universidade de Winchester, nos Estados Unidos, a trama começa com o embate entre alunos negros e brancos.

Isso ocorre após a ofensiva organização de uma festa de Halloween que inclui fantasias de “blackface” – quando pessoas brancas se fantasiam de negras e pintam o rosto, uma atitude considerada extremamente racista.

A partir disso, Samantha White (Logan Browning), que lidera um programa na rádio universitária, decide abordar o tema e organizar uma manifestação contra a atitude dos colegas brancos – maioria dentro de Winchester.

Ótimo roteiro, tema pertinente, texto excelente e boas atuações seguraram a série até aqui. Mas a 4° temporada de Cara Gente Branca trouxe uma abordagem ousada ao mudar a linguagem da história.

Netflix transformou a série em musical

Uma das principais críticas à temporada é que a história parece ter se desviado um pouco do seu público-alvo. Afinal, os produtores optaram por transformar Cara Gente Branca em um musical.

Não há nada de errado com musicais – séries como Glee e a genial Crazy Ex-Girlfriend defendem o gênero de maneira exemplar. O problema está em mudar bruscamente a abordagem do seriado, entregando um resultado narrativo completamente diferente do que foi construído até agora.

Obviamente isso causou estranheza no público que não está acostumado com personagens que “começam a cantar do nada” – comentário meramente ilustrativo, porque musicais são construídos a partir de lógicas bem estruturadas.

Além disso, a história tenta incorporar um futuro pós-pandêmico enquanto os ex-alunos de Winchester – agora adultos com diferentes características – relembram os tempos universitários.

Como o musical é introduzido?

Na 4° temporada de Cara Gente Branca o musical entra como uma produção criada por Lionel (DeRon Horton), que já escreveu 3 livros e é incentivado por Sam a escrever mais um.

Ela tem a intenção de transformar a história em uma série de TV no futuro e relembra Sam que negros e gays são conhecidos por cantarem muito, criticando, claro, os estereótipos agregados a esses grupos.

As músicas escolhidas são ótimas, encaixam no roteiro e apesar do estranhamento pela mudança repentina de linguagem, o show continua se preocupando com suas questões centrais.

Cara Gente Branca Netflix
Cara Gente Branca – Netflix

Outros temas abordados

O grande problema da 4° temporada de Cara Gente Branca na Netflix não é exatamente a inserção abrupta de um novo gênero. O roteiro tenta incorporar muitos temas e se perde um pouco na construção.

Há um reality show acontecendo ao mesmo tempo em que o futuro pós pandêmico é apresentado gradativamente. Acaba se tornando muita informação para uma série que já tem muito o que falar ao tratar assuntos tão grandiosos.

Filme no Star+

A série criada por Justin Simien foi baseada em um filme homônimo lançado em 2014. O longa recebeu muitas críticas positivas e se tornou um marco no cinema em especial ao priorizar um elenco negro.

Quem se decepcionar com a 4° temporada de Cara Gente Branca ou quem quiser se aprofundar ainda mais na história pode conferir o longa no streaming Star+.

A série surpreendeu o público – ainda que não 100% positivamente – e se mostrou novamente ousada e versátil. Está liberado torcer o nariz, mas o conselho é sempre o mesmo: assista antes de criticar. Além disso, vale a pena valorizar e respeitar o legado que Cara gente Branca deixa para a Netflix.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *