in ,

AmeiAmei

Que Horas Começa a Chuva de Meteoros Hoje

CHUVA-DE-METEOROS
Imagem ilustrativa de uma chuva de meteoros.

Fragmento do cometa Thatcher fazem espetáculo no céu trazendo chuva de meteoros.

A boa notícia é que neste ano a poluição do ar em muitas cidades diminuiu devido a quarentena. Portanto, com esse ar mais limpo será possível visualizar melhor a chuva de meteoros.

Além disso, a Lua vai dar uma ajuda extra. O satélite natural da Terra com a luminosidade mais baixa faz com que o rastro dos meteoros possam ser vistos, uma vez que a Lua estará em sua fase nova.

“O radiante dessa chuva de meteoros fica na constelação de Lira, daí o nome Líridas, que fica na região norte do país, e pode apresentar até 18 meteoros por hora. Aqui no sul esta taxa poderá ser menor, com uma média de sete meteoros por hora”, explica o professor.

Que horas começa a chuva de meteoros hoje 22 de abril de 2020?

A recomendação dos astrônomos recomendam que quem deseja observar a chuva de meteoros esperar a estrela maior da Constelação de Lira, a Vega, “subir no horizonte”.

Ou seja, o horário de pico, segundo a NASA, vai acontecer entre as 2h e as 4h30 da madrugada.

“Em grandes centros esta observação pode ser prejudicada pela poluição luminosa. Mas meteoros com magnitude alta, mais brilhantes, são bem observáveis”, garante.

Meteoro de magnitude acima da média foi registrado pelo Observatório Heller & Jung — Foto: Observatório Heller&Jung/Divulgação
“Aqui no Brasil, quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros terá chance de ver”, explica o astrônomo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros. “Pessoas em Roraima ou Amapá, em condições ideais poderão observar até 15,3 meteoros por hora. Em Brasília, serão até 11,6, no Estado de São Paulo, 9,9 e para os moradores do extremo Sul do Rio Grande do Sul, apenas 7,2 meteoros por hora”, completa o professor.
Portanto, preparem os pedidos para serem feitos essa noite, pois teremos um show do universo que poderá ser visto a olho nu.

Written by Jota

Criador de conteúdo para redes sociais, editor profissional de vídeos e amo filmes de animação.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *