origem-de-odin
in ,

Curiosidades sobre Odin o Deus Nórdico da Sabedoria

Vamos conhecer um dos nomes da mitologia nordica mais conhecidos, e as principais características deus nórdico Odin.

Quem foi Odin (mitologia nordica deuses)?

Odin é o principal deus da mitologia nórdica e líder do clã dos deuses Aesir. Odim é considerado o deus da sabedoria, da magia, da poesia e da guerra. É protetor dos mortos e magos em batalha.

Ele é o deus nórdico supremo, aquele a quem as demais divindades pedem ajuda. Ele os governa de seu palácio Valaskjálf, localizado no reino celestial chamado Asgard, e de seu trono (Hlidskialf), ele enxerga todos os nove mundos.

Portanto, como deus da guerra, era encarregado de enviar suas “filhas”, as valquírias, para recolher os corpos dos heróis mortos em combate.

Os einherjar, que se sentam a seu lado no Valhalla, de onde o próprio Odin preside os banquetes.

Principais Características

A principal arma de Odin é a lança mágica Gungnir, que ele lançava montado em seu lendário cavalo de 8 patas chamado Sleipnir. A lança foi um presente dos mágicos anões ferreiros, que só se detém após atingir o alvo.

Além disso, para adquirir sabedoria, Odin feriu-se a si mesmo com sua lança mágica e ficou pendurado nos galhos da árvore Yggdrasill por nove dias. Dessa forma, depois do nono dia, ele entendeu o segredo das runas que lhe deu várias habilidades.

Odin está sempre acompanhado de dois corvos, Hugin e Munin, que passam o dia voando pelo mundo e à tarde vêm sentar-se e contam para o deus tudo o que viram em suas andanças.

Odin não precisa comer e apenas bebe vinho e hidromel, um licor especial. Muitas vezes, ele é acompanhado por um par de lobos chamados Geri e Freki, que assombram campos de batalha e alimentam-se dos cadáveres.

A Batalha do Fim do Mundo

Por fim, segundo a mitologia nórdica, na batalha do fim do mundo denominada Ragnarok, Odin guiará os deus e homens que irão combater contra as forças do mal.

No entanto, neste combate, o deus Odin será morto pelo lobo Fenrir.

Deixe uma resposta