OS CARROS DO BATMAN batmovel
in , ,

Tudo sobre o CARRO DO BATMAN | Evolução do Batmóvel

Batman apareceu pela primeira vez em maio de 1939, na Detective Comics # 27. Embora o primeiro carro do Batman (Batmóvel – Batmobile) verdadeiro tenha aparecido após dois anos, ele só foi se tornar o queridinho dos fãs e do próprio Batman na saga Batman Cavaleiro das Trevas.

O que você vai ver nesse artigo:

Como era o primeiro Batmóvel?

O design icônico era baseado no Cord 812 de Bob Kane. No entanto, ainda não era chamado de Batmóvel, mas foi o que se tornou o Batmóvel que todos conhecemos e amamos.

carro do batman png
Primeiro Batmóvel | Maio de 1939

Logo abaixo podemos ver uma versão do Batmobile com destaque na capa de Detective Comics Vol.1 #266 (Abril de 1959).

Foto carro do Batman em Detective Comics Vol.1 #266 (Abril de 1959)
Foto carro do Batman em Detective Comics Vol.1 #266 (Abril de 1959)

 

Quando foi a primeira estreia do Batmóvel?

O carro do Batman fez sua estreia em Batman #5 (1941), depois apareceu em uma capa de quadrinhos pela primeira vez em Batman #20. Devido às interpretações de diferentes artistas sobre como o carro do Batman deveria ser, ele mudava de tamanho, forma e recursos com frequência.

foto do carro do Batman #20
Foto do carro do Batman #20

Mais tarde, como o carro foi comercializado além dos quadrinhos, surgiram mais formas baseadas em considerações práticas ou estéticas. Na década de 1960, o primeiro Batmóvel em tamanho real e totalmente operacional foi construído para o programa de TV Batman e teve que enfrentar questões financeiras e funcionais. Alguns anos depois, o design deste carro seria modificado para uso nos Superamigos, série de desenhos animados, com as considerações únicas de fazer um carro que poderia ser facilmente desenhado repetidamente para animação.

foto do carro do batman 1960
Foto do carro do Batman 1960

Além dessa versão, muitos brinquedos começaram a surgir com a fama do Batmovel, assim como esse carinho representando o carro do Batman dos anos 60.

batmovel hot wheels
Brinquedo Carro do Batman | 1960

Então, quase três décadas após a série de TV, Batman voltou à ação ao vivo com os filmes Batman da Warner. Mais ou menos na mesma época, Batman: The Animated series foi lançado, com uma nova visão sobre o design de Batman e seu universo. Tudo isso estava no topo da evolução natural do carro há mais de 60 anos, levando em conta novos recursos tecnológicos, como o motor a jato e o computador de bordo.

Os carros do Batman nas telonas

Como mencionamos no começo, o Batmóvel passou por diversas evoluções nos quadrinhos. Entretanto, vamos destacar as evoluções do carro do Batman somente nos cinemas, pois existem inúmeras versões dele nos quadrinhos, séries e até mesmo em brinquedos antigos.

Batmóvel de 1943

1943 batmovel
Imagem do Batmovel de 1943

Esse foi o carro mais simples para equipar o homem morcego. Mesmo sendo simples, ele é um dos mais especiais, uma vez que foi o primeiro carro a dar início ao batmovel que conhecemos hoje. O modelo de 1943 foi apresentado pela primeira vez nos filmes em série do Columbia. Os programas eram exibidos semanalmente com o Cadillac Series 75 conversível de 1939. Originalmente foi projetado por Harley Earl da General Motors.

Batmóvel de 1949

Mercury Convertible de Ford de 1949
Batmóvel 1949 | Ford Mercury Convertible

Para substituir o Cadillac Series 75 de 1939 o novo modelo do Batmóvel foi o Mercury Convertible de Ford de 1949. Um carro bem elegante mas bem longe do que conhecemos como a máquina de principal uso do Batman. Entretanto, algo interessante foi o teto conversível do modelo, esse foi usado para sinalizar quando era o Batmóvel e quando era o carro pessoal de Bruce Wayne.

Batmóvel de 1966 | Mais conhecido da TV

batmovel 1966
Batmovel 1966 | Mais famoso carro do Batman

Após os carros de 1943 e 1949 serem utilizados pelo Batman, os fãs tiveram que esperar um tempinho para terem um novo visual do batmovel. Em 1966 os fãs viram os carros anteriores serem esquecidos completamente. Além disso, muitos agora consideram o Batmóvel de 1966 o primeiro Batmóvel real.

Finalmente um carro do Batman modificado apareceu em 1966-68 e no filme Batman de 1966. George Barris projetou o carro em um prazo de três semanas. Para criar o design do veículo, Barris utilizou o carro-conceito Lincoln Futura da Ford, de 1955, que nunca foi lançado ao público.

Além disso, tivemos a deslumbrante atuação Adam West como um novo Batman. Ele trouxe Gotham e o Batmóvel para um público totalmente novo e foi o primeiro a usar modificações no batmóvel. Destaques para recursos inovadores, como Infladores de Pneus de Emergência, o Batfone e o Bat-Antena estão todos lá.

 

Batmóvel de 1989 – 1992

Carro do Batman 1989
Carro do Batman 1989

Michael Keaton foi classificado como um dos melhores atores para interpretar o Cavaleiro das Trevas em algumas ocasiões. Esse carro do batman é considerado um dos mais perigosos da época. Está equipado com bombas esféricas, lançadores de discos e, claro, metralhadoras. Além disso esse Batmóvel tem um recurso incrível, o Batmissile. Permite que você se reconfigure o carro todo para se ajustar às ruas estreitas de Gotham City.

batmissile

 

Batmóvel de 1995

batmovel 1995
Foto Batmovel 1995

Na maioria das vezes sempre quando um novo diretor entra no universo dos quadrinhos, um novo Batman surge. Portanto, não seria diferente com o carro do batman, quando Joel Schumacher assumiu o cargo de diretor, vimos o final da era Keaton. A velocidade máxima do carro é de 330 mph, com impulsionadores, e é equipada com um motor Chevrolet, assim como a maioria dos outros carros mencionados nesta lista.

O mais notável sobre o novo design foram as novas asas ao longo do corpo do carro em forma de morcego que estavam presas na parte traseira do veículo. De todos os veículos da franquia, este parecia mais um morcego vivo.

No entanto, a recepção dos fãs para este Batmóvel foi bastante morna, com alguns até considerando-o feio. Além disso, a maior crítica foi que parecia um carro que foi projetado como um brinquedo de plástico.

Batmóvel de 1997

Carro do Batman | Batmovel de 1997
Carro do Batman | Batmovel de 1997

Para compensar a resposta bastante tediosa ao Batmóvel de 1995, Ling voltou à prancheta e tentou projetar um Batmóvel digno de um novo Batman, interpretado por George Clooney. Os novos recursos de design incluíam três pequenos bocais de escape nos dois pára-lamas traseiros, separando-se do único escapamento de jato apresentado nas versões anteriores. Com visual retrô tem uma velocidade máxima de mais de 300 km/h.

No entanto, o filme em si ̩ um pouco mais leve. Freeze, interpretado por Arnold Schwarzenegger, e seus dentes ultra-brancos ajudam a manter as coisas leves Рe brancas Рpara esse assunto.

Batmóvel de 2005 – 2012

Foto batmovel tumbler
Imagem Batmóvel Tumbler

Demorou algum tempo após o filme de Batman, dirigido por George Clooney, trazer o Batmóvel para as telonas. Talvez uma das maiores transformações de Batman tenha sido graças a Christopher Nolan e sua abordagem alternativa e sombria.

O mesmo pode ser dito sobre o Batmóvel do Cavaleiro das Trevas. Criado e construído pelo designer de produção Nathan Crowley e pelo próprio Christopher Nolan, o foco do Batmovel Tumbler era torná-lo o mais real possível.

Além disso, o novo Batmóvel teve a capacidade de ejetar uma motocicleta personalizada chamada Batpod. Depois de ejetar o Batpod, o resto do Batmóvel se autodestrói, ajudando o Batman em situações extremas, nas quais ele precisa fugir rapidamente e causar uma distração.

Com toda certeza essa foi uma das melhores trilogias, se não a melhor já feita para o Batman. O sucesso até hoje de Batman O Cavaleiro das Trevas é aplaudido de pé.

Batfleck de 2016 – Batmóvel “Battier”

BATMOVEL 2016
Carro do Batman – Batmóvel 2016

Ao contrário da aclamada série Christopher Nolan, a reinicialização do Batman, estrelada por Ben Affleck como Batman, não causou uma grande impressão nos críticos ou fãs. No entanto, o novo Batmóvel se colocou em concorrência com o Tumbler, alguns fãs até preferem.

Dennis McCarthy e Patrick Tatopoulos, o designer de produção, projetaram o novo Batmobile, inspirando-se em seu antecessor, mas diminuindo-o e tornando-o mais  visualmente otimizado. O veículo mantém sua aparência ampla, mas diminui um pouco o peso, enquanto também utiliza um arranjo de rodas que faz mais sentido funcional.

Portanto, vamos falar sobre os gadgets deste Batmóvel. A frente do veículo está armada com uma metralhadora montada. Outras modificações e aparelhos incluem repelente sônico, arpões, dispositivos químicos e bobinas com espinhos. Além disso, o Batmóvel também possui recursos furtivos, dispositivos de varredura para sonar e elementos tóxicos, sistemas anti-balísticos e visão noturna. Seu sistema de suspensão também se ajusta a diferentes superfícies de direção, o que significa que pode ser retirado da estrada confortavelmente.

THE BATMAN – BATMÓVEL 2021

batmovel 2021
Imagens do Batmóvel 2021

Agora com a chegada do novo filme do Batman com Robert Pattinson, o diretor de The Batman, Matt Reeves (Planeta dos Macacos: A Guerra), divulgou as imagens oficiais do novo carro do Batman.

Esse novo estilo e designe será o batmóvel utilizado no novo filme solo do herói e lembra mais um carro comum com uma grande turbina e parece que o modelo dos filmes anteriores foi abandonado. Entretanto, esta é também uma versão que se aproxima dos primeiros desenhos do batmóvel nos quadrinhos.

Espera-se que o Batman analise mais o aspecto de detetive do famoso personagem de quadrinhos, quando o jovem Bruce Wayne (Pattinson) – no início de sua carreira no Batman – enfrenta o pinguim ( Collin Farrell ), Riddler ( Paul Dano ) e Catwoman (Zoe Kravitz).

No entanto, ainda precisamos esperar para mais informações sobre o filme e sobre o novo Batmóve. Além disso, acredito que o novo filme terá uma pegada mais realista. Sendo assim nos resta esperar e saber se esse será um modelo aprovado pelos fãs.

VEJA TAMBÉM: BATMAN: ATORES QUE VIVERÃO CHARADA E MULHER GATO SÃO DIVULGADOS

Deixe uma resposta