in

TOP Animes Mais Famosos Do Gênero Mecha

Todo fã de anime tem pelo menos uma história de robô que se tornou importante ou envolve alguma memória afetiva. O nome dado a esse gênero – que é um dos mais populares no Japão – é anime mecha.

O que significa Anime Mecha?

O nome tem influência americana, pois faz referência ao termo “mechanical”. A história geralmente envolve lutas de gigantes de aço, sociedades futurísticas e muita ação. É um estilo amplamente explorado no mundo da animação japonesa.

Um dos nomes mais importantes desse estilo é Osamu Tezuka, o pai do famosíssimo “Astro Boy”.

Ele também é considerado um dos pioneiros dos animes de mecha, já que abordou o tema em 1952 com a criação de seu personagem mais famoso. Mas, existem outras opções para quem quer se aprofundar no gênero.

Muito além de Astro Boy: lista De Animes De Mecha Que Você Precisa Conhecer

Seja você um grande fã do gênero ou simplesmente um curioso, existem algumas obras que precisam entrar na sua lista de “animes de mecha para assistir antes de morrer”. Veja só:

  • Neon Genesis Evangelion:

Neon Genesis Evangelion
Imagem do Anime Neon Genesis Evangelion

Evangelion se tornou um fenômeno entre o público que gosta de anime e os motivos são diversos. A história traz um roteiro dramático muito bem elaborado, com personagens complexos e interessantes.

Na trama, vemos um Japão moderno sofrendo com invasões alienígenas poderosíssimas. Para combater isso, a agência NERV desenvolve os “Anjos” que são armas em formato de robôs humanoides capazes de destruir os invasores.

No entanto, essas armas precisam ser pilotadas por jovens que são recrutados para a missão. O foco do anime é justamente mostrar os impactos psicológicos causados nesses adolescentes que carregam tamanha responsabilidade.

Tengen Toppa Gurren Lagann: Uma Abordagem Mais Leve E Divertida

Já em Tengen Toppa Gurren Lagann, que também é um dos animes robô mais famosos dos últimos tempos, a abordagem parte para um caminho mais divertido, onde pilotar robôs gigantes é mais um desejo do que um fardo.

Nessa trama os humanos, foram banidos da superfície e passaram a morar no subterrâneo, cavando buracos e criando vilarejos embaixo do solo.

Até que Simon, o personagem principal, descobre que existem Mechas vivendo na superfície e sendo usados como arma de dominação da terra. Assim começam as batalhas para retomar o espaço na superfície.

  • Code Geass: Lelouch of The Rebellion:

Code Geass Lelouch of The Rebellion
Imagem do Anime Code Geass

Em Code Geass o mundo é dominado pelo império de Britannia. O Japão ainda não foi dominado, e acaba entrando em embate com o império que utiliza armamento robótico chamado de Nightmares.

Porém, quando o país é dominado, os japoneses são obrigados a viverem em uma situação de extrema pobreza. Grupos rebeldes então se formam para tentar recuperar a independência do país.

  • Voltron – o Defensor Lendário:

Voltron – o Defensor Lendário
Voltron – o Defensor Lendário | Anime Mecha

Não é de hoje que os japoneses gostam de tratar o conceito de “unir forças” como algo realmente capaz de salvar a humanidade. Isso foi visto, por exemplo, na famosa “hora de morfar” dos Power Rangers.

Em Voltron encontramos uma dinâmica semelhante. Os personagens são patrulheiros do espaço que se unem para pilotar um robô gigante chamado Voltron. O anime original é de 1980, mas ganhou uma versão mais atual.

Anime Mecha é indicado para quem?

Os animes de mecha mais famosos do Japão são indicados para qualquer fã de animação japonesa que goste de conhecer um mundo futurístico cheio de aventuras.

É bem para o público do estilo shonen, onde, a cada novo episódio ou arco um vilão mais difícil tende a aparecer, trazendo desafios novos para os protagonistas.

Se você gosta de anime mecha não pode deixar de conferir essa lista. Esse é um dos estilos mais celebrados no Japão justamente porque consegue contar histórias repletas de aventura, emoção e muita ação.

Deixe uma resposta