in ,

AmeiAmei

A Médium- Crítica e Final Explicado Completo

O longa de terror estreia nessa semana nos cinemas

Mais uma produção asiática chegando aos cinemas nesse semana, ” A médium” é dirigido por Banjong Pisanthanakun, conhecido pelos assustadores ” Espíritos a morte está ao seu lado”, o longa das almas que surgem nas fotos depois de reveladas.

Conheça a história de A Médium

Crítica | A Médium (The Medium, 2021) | Sangue Tipo B - Filmes de Terror

A médium conta a história na região de Isan na Tailândia, a partir do ponto de vista de uma família que a cada geração é possuída por uma entidade bondosa conhecida como Bayan.

O longa é um falso documentário, onde desde o começo vai mostrando a vida de Nim, uma moradora local que é uma xamã, conhecendo toda a rotina sobre sua vida, e de que forma o espírito que a possui influenciou em sua jornada. Nim passa a ajudar as pessoas próximas de doenças espirituais.

Nim é a xamã de uma dessas deusas espirituais, Bayan, que ela diz ser um bom espírito ancestral protegendo sua aldeia por muito tempo. Ela continua explicando que o espírito de Bayan possuiu mulheres em sua família por muitas gerações. Em sua infância, ela viu sua avó possuída pelo espírito, e depois sua tia após o falecimento da velha senhora. Após a morte de sua tia, a próxima na linha foi sua irmã mais velha, Noi, mas Noi não queria se tornar um xamã e recusou a herança. Bayan então escolheu Nim e a possuiu por toda a vida. 

O longa vai acompanhando no mesmo estilo de ” A bruxa de Blair” a protagonista até o momento em que um familiar seu falece e ela precisa voltar a reencontrar sua família.

A partir daí, tudo começa a ficar um pouco mas complicado e misterioso, quando conhecemos a família da irmã de Nim. A mesma irmã que havia rejeitado o espírito e decidiu viver uma vida normal.

O funeral era do marido da mesma, e anos atrás seu filho mais velho também havia falecido, restando apenas a sua única filha chamada de Mink, que em vários momentos começa a ter um comportamento bem suspeito.

O estilo de filme continua sendo um documentário e agora a equipe de filmagem decide não acompanhar mais Nim, mas sim essa jovem garota analisando tudo que anda acontecendo com ela. Diversas dores começam a tomar conta de seu corpo, chegando a deixar a mesma com muita raiva e fazendo coisas que não faria habitualmente, como menstruar na frente de todos e se tornando bem agressiva.

Logo, todos esses sintomas eram indício de que um espírito estava tentando tomar seu corpo, no caso um espírito bondoso para que ela se tornasse a próxima médium da geração de sua família. Mas será que era realmente um espírito bondoso?

A Médium tem um estilo de filme que pode agradecer ou não os espectadores, focando em 99% de sua produção como um documentário que fica acompanhando a vida dessa pessoas diariamente e sem cortes. Em alguns momentos, esse estilo de filme até funciona bem, mas em outros fica bastante exagerado ao retratar a equipe de filmagem perseguindo as protagonistas em situações que não fariam sentido ter uma câmera naquele local. O melhor seria alternar como outros filmes também fazem.

As cenas de terror são muito boas, mostrando aos poucos o corpo da jovem Mink ser tomado por essa misteriosa entidade. O ritmo fica mais lento em várias tomadas, justamente para prender a atenção do público, mostrando que uma família simples pode ser assombrada a qualquer momento .por algo que ninguém sabe explicar o que poderia ser.

O longa diz que Mink não foi possuída por apenas um espírito, mas sim por vários sem entrar em muitos detalhes. Tudo por conta da sua família ter feito coisas completamente desagradáveis que as deixaram sem nenhuma proteção de espíritos bondosos.

Entre essas coisas desagradáveis, temos o fato do falecido marido ter colocado fogo em sua própria fábrica para conseguir dinheiro do seguro ou a família ter como negócio vender carne de cachorro e de outros animais. Diversas almas podem estar querendo se vingar deles, o longa não entra em detalhes mas deixa em aberto.

Final explicado de A Médium: O que aconteceu após a Grande Cerimônia?

Crítica | A Médium (The Medium, 2021) | Sangue Tipo B - Filmes de Terror

A grande cerimônia foi um evento que aconteceu ao final do longa que iria servir para exorcizar os espíritos malignos que estavam tomando conta do corpo de Mink. Mas claro, que tudo deu errado naquela noite.

Quem iria presidir tal evento seria sua mãe, que finalmente decidiu assumir o seu lugar como Médium para salvar a alma de sua inocente filha. O plano era chamar todos esses espíritos para o corpo de sua mãe, que seriam selados para sempre. Para isso, sua filha deveria estar trancada em um quarto e não poderia sair de lá por nenhuma situação.

Um dos espíritos no corpo de Mink decide enganar a todos, fazendo sua voz ficar normal e implorando para que abram a porta e logo em seguida, imita um som de criança chorando, fazendo todos acreditarem de que ela havia pego o filho mais novo da casa. Claro que a porta é aberta e o ritual irá dar errado por esse descuido.

Todos morrem naquele instante,e mãe de Mink em um último ato consegue chamar o espírito bondoso para ajudá-la. Mas ela tem um segundo de distração ao ouvir a voz normal de sua filha chamando por ela, e acaba perdendo o controle do feitiço final. O espírito maligno a domina e a queima viva. Logo próxima delas vemos um boneco de vodu com várias agulhas e com o nome escrito de Yasanta, que é o nome do pai de Mink. Ou seja, alguém( que não é revelado) tinha um ódio tão grande pelo pai que colocou uma maldição sem limites nessa pobre família.

A última cena do filme mostra Nim, a primeira médium mostrada  que foi morta durante os eventos finais. Ela diz na entrevista que está perdendo a sua fé a cada dia e que teme pelo destino de sua sobrinha Mink, então acredita que o espírito bondoso não era o que estava atrás dela.

Uma conclusão que poderíamos tirar era de que o espírito bondoso nunca havia de fato possuído Nim, e que sempre ele esteve com sua irmã, a mãe de Mink.

Nota: 7,5 de 10,0

A Médium estreia no dia 19 de maio nos cinemas

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.