durante-a-tormenta
Imagem do filme Durante a Tormenta
in

Crítica Durante a tormenta- Entenda todas as linhas temporais do filme!

Produção espanhola com elenco conhecido traz uma narrativa inteligente e sem furos mostrando efeitos temporais provocados por uma tempestade

Existem diversas produções trazendo o tema viagem no tempo ao longo dos anos, cada uma delas com uma característica diferente que faz cada uma dela se destacar junto ao público. Como não esquecer De volta para o futuro e as consequências que Martin Mcfly vai provocando a cada novo passo e decisão que ele vai tomando ao longo do filme, ou até mesmo o excelente Efeito Borboleta que brinca com as mudanças impostas pela alteração de linhas temporais na vida de uma pessoa. A bola da vez é a produção espanhola Durante a tormenta( Durante la tormenta, 2018) que chegou recentemente a Netflix.

Qual a trama principal de Durante a tormenta? SEM SPOILERS

Dirigido por Oriol Paulo, o filme começa sua trama em 1989, ano da queda do muro de Berlim na Alemanha e um jovem chamado Nico Lasarte( Julio Bohigas-Couto) de 12 anos que está tranquilo em sua casa filmando alguns ensaios musicais ao som de Time after time de Cyndi Lauper, bem apropriado para o tema do filme. Ao mesmo tempo, um fenômeno bastante raro chamado de tempestade elétrica está se formando naquela noite. Durante a ida de sua mãe ao trabalho, o deixando só, ele acaba escutando algo estranho pela vizinhança e presencia um homicídio. Ao ir ao local, acaba sendo atropelado e morto. ( É A HISTÓRIA DO FILME, NÃO EXISTE SPOILER!).

durante-a-tormenta-atores
Imagem de cena do filme Durante a Tormenta

O tempo passa e 25 anos depois na mesma casa que o garoto e sua mãe viveram, uma nova família passa a ficar no local. Somos apresentados a Vera Roy ( Adriana Ugarte, do recente Julieta), seu marido David Ortiz( Álvaro Morte, o Professor de La casa de papel) e sua filhinha Gloria Ortiz( Luna Fulgencio). Em determinado momento, Vera encontra em uma parte da casa, a tv e as fitas que Nico gravou naquele tempo em vida e junto com sua família passam a assistir.

Outro fato curioso acontece naquele exato dia, a tempestade elétrica semelhante ao que ocorreu em 89 se repete e Vera descobre ao ver a tv ligada sozinha que o garoto que morreu está se comunicando com ela na época em que está vivo. E ela precisa contar a Nico que ele não deve sair de casa e assim, continuar bem.

No entanto, o que ela não poderia imaginar era que poderia alterar de vez sua linha temporal. Ao ver que sua vida não é mais a mesma que era antes, Vera procura ajuda da polícia para buscar entender o que de fato aconteceu. Dessa forma, para isso ela recebe a ajuda do inspetor Leyra( Chino Darín), que pode ser a chave e o elemento necessário para provar que Vera não está de fato louca, ao perceber que sua vida anterior nunca existiu de fato.

Vale a pena Durante a Tormenta?

Conforme mencionamos acima sobre todo o filme, com toda certeza é um título emocionante. Portanto, Durante a Tormenta é um filmaço, uma narrativa super interessante e que te prende na cadeira até o momento revelador que acontece antes do final do longa.

Além disso, os enredos bem audaciosos que colocam diversas linhas temporais poderiam se perder com alguma explicação ou fato que não estava bem amarrado a história principal ali mostrada. Entretanto, o diretor consegue deixar tudo bem orquestrado e assim evitar que nenhum furo seja percebido. Graças também as ótimas atuações do elenco principal que demonstram bem todo o clima que os personagens possam estar se sentido completamente perdidos( o mesmo vale para o espectador) com as reviravoltas que acontecem.

Nota: 9 de 10

Durante a Tormenta
Imagem Capa Filme Durante a Tormenta

NESSA PARTE DO TEXTO, IREMOS COMENTAR O FINAL E AS LINHAS TEMPORAIS DURANTE A TORMENTA PARA MELHOR ENTENDIMENTO!

Durante a tormenta possui 3 linhas temporais em sua trama. A primeira delas é a mostrada no começo do filme, com Nico sendo morto e Vera com sua família se mudando para a casa onde o menino viveu com sua mãe.

COMO FUNCIONA A SEGUNDA LINHA TEMPORAL?

A  segunda linha temporal foi a provocado por Vera no momento em que impediu que o menino fosse morto e assim, ela segue perdida em busca de explicações para que sua filha nunca ter existido e ela não ser casada com seu marido. Nessa linha, ela recebe a ajuda do inspetor Leyra e nota que agora ela é uma médica bem renomada.

Enquanto isso em 1989, o jovem Nico fica com sua obsessão em encontrar a “mulher do futuro” que o alertou sobre sua morte e que o salvou. Essa obsessão do garoto por ela, fez com que ela nunca conhecesse de fato seu marido, provocando as mudanças na vida da mesma.

O grande plot dessa segunda linha temporal é que foi revelado que o jovem Nico nunca parou de perseguir a verdade por trás de Vera. Dessa maneira, se tornando assim um dos grandes inspetores da região. O mesmo que a está ajudando naquele momento. Ou seja Nico (ou inspetor Leyra) estava com ela o tempo inteiro e não disse nada, justamente porque poderia provocar outra mudança na linha, ela mesma teria que descobrir. E para completar tudo isso, nessa segunda linha temporal, Nico e Vera são casados. Percebendo tudo isso, e que nunca teria sua antiga família de volta, ela se mata.

E A TERCEIRA LINHA TEMPORAL? COMO AFETA O FIM DO FILME?

E com isso, vamos a terceira linha temporal do filme, que é justamente após a morte dela. Sendo assim, Nico decide conversar com sua versão criança e lhe dá instruções para nunca procurá-la. Portanto, se criou essa nova linha, onde Vera está viva e novamente com sua família.

A narrativa também girava em torno do assassinato mostrado na primeira linha do tempo onde Nico foi morto. Portanto, Vera decide encontrar os restos do corpo da esposa morta para prender o responsável pela sua morte na infância e assim, poderia reencontrá-lo adulto como inspetor.

Além disso, Nico não a reconhece já que havia apagado da linha a existência da ” mulher do futuro” e ao encontrá-la, sua expressão demonstra que as lembranças sobre ela podem ter retornado.

Um roteiro bem complexo, mas que não deixa nenhum ponto sem se amarrar, tornando a experiencia para quem assistir muito gratificante.

Ficha técnica completa Durante a Tormenta

TítuloDurante la Tormenta (Original)
Ano produção2018
Dirigido porOriol Paulo
Estreia
22 de Fevereiro de 2019 ( Brasil )
Outras datas 
Duração128 minutos
Classificação16 anos
Gênero
Drama Thriller
Países de Origem
Espanha

Sinopse

A interferência entre dois planos paralelos, 1989 e o presente, faz com que Vera, uma mãe feliz e casada, salve a vida de um menino que viveu a 25 anos atrás. Mas as consequências de sua boa ação provocam uma reação em cadeia que a faz acordar em uma nova realidade, onde sua filha nunca nasceu.

 

 

One Comment

Leave a Reply
  1. Eu não consigo entender como ela lembra da segunda linha temporal, quando acorda na terceira, se ela se matou? Porque foram mais que resquícios….mas memórias.

Deixe uma resposta