rpg-de-mesa
in ,

RPG de Mesa: O Que É? Como Jogar?

O significado de RPG de Mesa é “Role Playing Game”. Portanto, um jogo onde os participantes interpretam personagens fictícios criados por eles mesmo ou não.

Todos nós gostamos de histórias não é mesmo? Seja nos filmes, nas séries, nos desenhos ou até em musicas…narrativas bem contadas são parte da cultura humana desde a sua fundação.

Os gregos tinham suas próprias histórias, os persas, os vikings, os chineses, e os japoneses também.

Portanto, todos tinham suas próprias mitologias, seus contos sobre como participaram de jornadas épicas, ou sobre como sonharam em participar.

E isso não mudou até hoje. Ou seja, todos nós ainda contamos histórias em nosso dia-a-dia.

rpg-de-mesa-stranger-things
Atores da Série Stranger Things Netflix, jogando RPG de Mesa

Sejam mentiras ou verdades, isso é intrínseco ao ser humano. E assim como no cinema, na TV e na música, o RPG de mesa é um formato homogêneo aos demais.

Entretanto, a única diferença do RPG, é que você participa ativamente no desenrolar do conto, enquanto no cinema ou na série de TV, você é um espectador passivo.

Estrutura do RPG de mesa

jogos-de-rpg-de-mesa
Imagem de um Jogo de RPG de Mesa

Bom, o RPG de mesa se constitui de alguns elementos básicos:

  • Um livro jogo (nos quais as regras da história são formadas, como por exemplo: regras do universo em que a história reside, regras e tipos diferentes de personagens e etc).
  • Escolha de personagens distintos, cada um com sua especialidade (cada um com seu papel, do inglês role-playing, como por exemplo: um Paladino, um Alquimista, um Anão, um Bárbaro, dentre outros…)
  • Um Mestre, que vai de acordo com o livro jogo e com a narrativa que ele monta, ditar os rumos do jogo e como os personagens lidam com isso. E dados, alguns D20 outros D30 e etc.
    Esses dados, ao serem lançados, indicam quantos “pontos” o personagem fez para lidar com alguma situação (por exemplo, no caso do D20, o máximo de pontos que um personagem pode tirar é 20.

    • Se ele, ao jogar os dados, tirar 20, ele sai com sucesso da situação proposta pelo mestre.
    • Se ele tirar uma pontuação bem baixa, o personagem sofre consequências)

Esses são os fundamentos do RPG de mesa. Nem sempre também os tipos de personagens são esses citados acima, cada livro jogo tem seu próprio requisito de elenco, especificando os arcos e características de atores.

É um modo de narrativa que inclui todos no “roteiro” e exige criatividade e improviso, quase como um teatro sem roteirização, uma rádio novela sendo gravada sem texto pré-criado.

Como Jogar RPG

como-jogar-rpg-de-mesa
Imagem com pessoas jogando RPG de Mesa

No RPG de mesa como já dito é necessário que alguém narre a historia. Esse é chamado de mestre, o mestre irá preparar uma história que possua algum tipo de desafio para os participantes do jogo.

Normalmente essas histórias são conhecidas como aventuras e possui muitas aventuras a jogadas pelos participantes.

Assim como todo jogo, o RPG também possui regras, e elas normalmente vêm escritas em livros com instruções que vão ajudar na criação dos personagens durante a campanha.

O jogador possui um formulário, onde tudo sobre o seu personagem deve estar anotado.

Para ser bem-sucedido, o personagem precisa jogar os dados para saber o resultado se ação será positiva ou negativa.

Jogos de RPG de Mesa Mais Conhecidos

Um dos mais famosos RPGs de mesa é o Dungeons & Dragons. Nesse jogo, os participantes são inclusos no jogo baseado em um mundo de fantasia medieval e muita magia.

O game tem muitos castelos, seres mitológicos e muitos outros elementos que remetem aquela época.

Outro RPG de mesa muito conhecido é o Tormenta, esse RPG é brasileiro e muito popular aqui. O RPG possui um livro com cerca de 318 páginas, sendo muito complexo.

O jogo traz em seu intuito o continente Arton, que é dividido em três: Reinos Independentes, Império de Tapista e por fim o Reinado. Além disso, pra você que gosta de cenário medieval, esse deve ser uma boa escolha.

RPG de Mesa ONLINE

Conheça o Roll20, um dos melhores RPG de Mesa Online que você vai pirar quando jogar.

Basicamente o site tem inúmeras ferramentas gratuitas e pagas que auxiliam os criadores de histórias.

Além disso, existem vários grupos de jogadores espalhados em fóruns prontos para jogar com novas pessoas. Seja você iniciante ou não, o importante é começar.

Você também pode criar um grupo do Discord para conversar com seus novos amigos e entrar em uma nova jornada incrível de muito raciocínio, criatividade e diversão.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *